Criada para ser uma verdadeira supernaked, a Kawasaki Z400 traz elementos compartilhados com a Ninja 400 e que reforçam aspectos característicos dos modelos de maior cilindrada da Linha Z, como leveza, agilidade e, claro, esportividade. Um supernaked ferozmente autêntico, o Kawasaki Z400 ABS exala um novo estilo de rua e é imediatamente reconhecível na multidão com seu chassi compacto e estilo agressivo.
Confortável, equilibrado e capaz, o Z400 ABS oferece uma experiência de pilotagem visceral que certamente chamará a atenção.
Em destaque:
Motor de dois cilindros paralelo com 399 CC
Chassi leve
Estilo streetfighter agressivo
Posição de condução vertical
Baixa altura do assento
Embreagem assistida e deslizante
O novo motor da Z400 entrega um desempenho significativamente melhor em comparação com o antecessor: potência máxima de 48 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 3.9 kgf.m a 8.000 rpm contra 39 cv a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m a 10.000 rpm da Z300. Para alcançar este resultado houve mudanças no design do propulsor, incluindo nova admissão de ar, e inúmeros outros esforços para a redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior.
As relações de marcha mais próximas promovem trocas suaves. Embreagem assistida deslizante mais compacta (de 139 mm para 125 mm) oferece 20% menos esforço ao acionar o manete de embreagem. A embreagem assistida deslizante foi desenvolvida com base na experiência em competições. Ela utiliza dois tipos de cames (um de assistência e um deslizante), oferecendo duas funções não disponíveis em uma embreagem padrão. Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que a roda traseira sofra solavancos.
A Z400 possui um quadro de treliça semelhante ao design utilizado no chassi da Ninja H2. A avançada análise de rigidez dinâmica da Kawasaki foi utilizada para garantir a rigidez ideal e o baixo peso. O motor é montado de forma rígida e usado como um membro estrutural.
Garfo de suspensão de 41 mm mais rígido (antes 37 mm) proporciona uma ação mais eficiente e precisa. A roda dianteira parece realmente “plantada” na trajetória, as mudanças de direção são feitas facilmente. Graças à maior rigidez do novo garfo, que é também maior, a cinta dianteira pode ser eliminada, economizando peso. O ângulo de inclinação mais acentuado do cáster contribui para o manuseio leve. Os links revistos e os ajustes da suspensão traseira contribuem para a sensação de condução de alta qualidade. 5 ajustes de pré-carga permitem que o piloto regule a rigidez e o deslocamento para adequar a configuração ao peso corporal ou quando estiver com garupa.
O disco dianteiro semi-flutuante maior (310 mm) tem o mesmo tamanho do utilizado na Z1000. Recém-projetado, o cilindro mestre do freio dianteiro ajuda a eliminar o curso morto, contribuindo para o controle. Na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores (de 25,4 mm para 27 mm). A Z400 é equipada com a mais recente unidade de controle ABS da Nissin. Desenvolvida especialmente para motocicletas, oferece precisão e é a mais compacta e leve disponível. Rodas de cinco pontas semelhantes às da Z650 contribuem para o baixo peso, enquanto a rigidez lateral otimizada beneficia o manuseio, aumentando a estabilidade nas curvas. Pneus radiais na Z400 oferecem leveza, excelente aderência e colaboram para o manejo ágil e o conforto na pilotagem. Além disso, o pneu traseiro de 150 mm contribui para o design mais imponente.
A Z400 foi projetada para acomodar confortavelmente uma ampla gama de pilotos de tamanho e estilos de condução diferentes. A posição de pilotagem relativamente ereta e o guidão mais largo colocam o motociclista na posição ideal para um controle mais ativo da motocicleta, proporcionando uma condução dinâmica e desportiva.
A Z400 combina o estilo agressivo da Z650 com o design mais robusto para criar uma impressão marcante, ágil e masculina. O visual "musculoso" e "atlético" reflete o aprimoramento da performance enquanto forma um design fluido que parece "flutuar" acima do motor. Tal como outros modelos da Linha Z, os elementos de design Sugomi conferem uma silhueta instantaneamente reconhecível como uma supernaked da Kawasaki.
A Z400 é equipada com o mesmo painel da Z650, que apresenta um layout que facilita a leitura dos dados. O tacômetro de estilo analógico possui indicador de posição de marcha no centro e fica no topo de uma tela LCD multifuncional.
O assento dianteiro pode ser facilmente removido puxando um cabo localizado sob o banco traseiro, facilitando o acesso à bateria. O espaço de armazenamento sob o banco tem dois níveis para um uso mais eficiente do local, suficientemente grande para acomodar uma trava de segurança em "U". Pontos de fixação nos suportes de pedaleira traseiros e na parte de baixo da rabeta facilitam a amarração da bagagem.
Disponibilidade, modelos, cores e especificações sujeitas a alteração sem prévio aviso. Imagens ilustrativas.